E-mail webmaster@louropel.pt
Telefone 351 252 330010

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

LOUROPEL no ‘cluster’ têxtil-moda luso-galego


A Fábrica de Botões LOUROPEL é uma das empresas de insumos do setor têxtil cujos produtos contribuem para aumentar a qualidade do “cluster têxtil-moda transfronteiriço que está consolidado nos territórios de Portugal e da Galiza, no Norte de Espanha, o qual tem um forte impacto na economia do Noroeste peninsular.
Os números globais divulgados neste mês de janeiro confirmam: em 2014, o valor das exportações portuguesas no setor têxtil e do vestuário ascendeu a 4,6 mil milhões de euros, tendo a Galiza sido um dos principais clientes, com compras avaliadas em mais de mil milhões de euros. Segundo informações do presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), João Costa, divulgadas pela Lusa, agência pública portuguesa de notícias, a Espanha foi o destino de mais de 30 por cento das exportações portuguesas do setor, gerando uma faturação das empresas portuguesas próxima de 1,5 mil milhões de euros. “Deste valor, mil milhões de euros referem-se a exportações para a Galiza”, explicou João Costa, destacando entre os clientes o grupo Inditex, com sede em Arteixo, na Corunha, composto por centenas de empresas da área do design, fabrico e distribuição de produtos têxteis. Marcas como Zara, Pull & Bear ou Massimo Dutti integram o universo do grupo Inditex. Estas marcas são alguns dos grandes clientes da LOUROPEL no mercado espanhol.
O presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal divulgou os números durante uma visita de empresários têxteis da Galiza ao Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), em Vila Nova de Famalicão. Organizada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Galiza-Norte de Portugal, a jornada incluiu ainda visitas a duas empresas têxteis do Minho. “O objetivo é fortalecer o ‘cluster’ têxtil-moda transfronteiriço”, explicou o secretário-geral da Confederação das Indústrias Têxteis da Galiza, Alberto Rocha Guisande, sublinhando que esta é uma parceria que “já vem de há muitos anos”. O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, por seu lado, falando em nome do Governo de Portugal, referiu que o têxtil “é um setor prioritário” nas relações económicas com a Galiza. Do lado da Espanha, o mesmo interesse: o presidente do Instituto Galego de Promoção Económica, Abel Veiga, apontou Portugal como “o sócio prioritário” daquela região autónoma de Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...