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terça-feira, 3 de dezembro de 2013

LOUROPEL anuncia aposta no mercado asiático


Presidente do Município de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entre Conceição Rego e Avelino Rego, administradores da LOUROPEL

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Líder mundial de mercado no setor, a Louropel, de Vila Nova de Famalicão, produz entre 9 a 12 milhões de botões por dia, paga salários "acima da média" e este ano, apesar da crise, aumentou a faturação em 2 milhões de euros. Os números foram revelados pelo administrador Avelino Rego, que adiantou ainda que 80% da produção é para exportação e que a empresa perspetiva para o segundo semestre de 2014 novos investimentos, quer em instalações, quer em tecnologia de ponta. Estes investimentos poderão levar à criação de mais uma dezena de postos de trabalho.
A Louropel tem a especificidade de ser "a única no mundo" que fabrica botões ecológicos, com a reciclagem das resinas polimerizadas resultantes da própria produção da empresa. Neste momento, 25% dos botões diariamente produzidos já são ecológicos. "Num prazo de 10 anos, queremos aproveitar 100% dos nossos resíduos e ainda comprar os resíduos dos outros", afirmou Avelino Rego, para vincar a preocupação e a aposta ecológicas da empresa.
Em 2012, a Louropel, que tem três unidades, em Louro, no município de Vila Nova de Famalicão, faturou 12 milhões de euros, montante que este ano vai ascender a 14 milhões. Tem 243 trabalhadores, sendo a carga salarial mensal de cerca de 250 mil euros. “Se queremos qualidade, temos de a pagar”, referiu Avelino Rego.
Na produção “pura e dura”, e mantendo fidelidade a uma regra de ouro da empresa, apenas operam homens, porque se trata de uma “indústria pesada”. A empresa emprega, no entanto, cerca de 40 mulheres, essencialmente em tarefas administrativas.
Nos últimos 12 anos, a empresa investiu mais de 50 milhões de euros. Os seus principais mercados são a Europa e os Estados Unidos da América, mas, a partir de janeiro, a empresa vai também apostar “com mais força” na Ásia, concorrendo com os chineses.
Segundo Avelino Rego, a inovação é a palavra-chave do sucesso de uma empresa que nasceu há 48 anos, pela mão do seu pai. ”Começou na cave da casa do meu pai. Os trabalhadores eram ele, a minha mãe e uma tia. As máquinas ficavam a trabalhar de noite. Quando entupiam, faziam um barulho diferente e lá ia o meu pai, que dormia por cima, desentupi-las”, recordou o atual responsável da Louropel.
A empresa foi crescendo, até que há cerca de uma década foi construída uma nova nave, expressamente para a produção de botões ecológicos. Hoje, a Louropel fornece várias marcas conhecidas mundialmente, como a Armani, a Massimo Dutti ou a Hugo Boss.
A Louropel foi visitada pelo Presidente da Câmara Municipal, no âmbito do seu roteiro “Made in Famalicão”, que pretende destacar casos de sucesso e de empreendedorismo. O autarca vincou o “orgulho” de ter no concelho de Vila Nova de Famalicão uma empresa líder mundial na produção de botões e apontou a Louropel como um exemplo, a seguir, de empreendedorismo.

[Fonte: Lusa – Agência de Notícias de Portugal, 02-12-2013. Fotografias: António Freitas / Município de Vila Nova de Famalicão]

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