E-mail webmaster@louropel.pt
Telefone 351 252 330010

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Manuel Pertegaz (1918-2014)

 

O consagrado estilista espanhol Manuel Pertegaz (1918-2014), morreu sábado, dia 30 de agosto, pela madrugada, aos 96 anos, numa clínica de Barcelona, na sequência de uma pneumonia. Estilista de actores como Audrey Hepburn e Ava Gardner, ou celebridades como Jacqueline Kennedy, Manuel Pertegaz tornou-se mundialmente conhecido na década de 1950, ao ser apontado como sucessor de Christian Dior.
Um dos seus últimos trabalhos, em 2004, mesmo depois de ter deixado a sua actividade profissional, foi o vestido de noiva usado pela então princesa Letizia no seu casamento, com o agora rei Felipe VI da Espanha. "Ele desenhou o vestido pessoalmente, esteve nas provas e presenciou todo o processo de costura", explicou a sua secretária pessoal, Belén Cailá.
Em comunicado oficial, os reis da Espanha destacaram o "carácter inovador" e a "excepcional maestria" do estilista. "Pensar em Pertegaz é pensar na elegância. Foi embora um mestre e um pedaço da identidade da alta-costura espanhola", afirmou o ministro espanhol da Cultura, José Ignacio Wert.
Se a infância de Pertegaz fosse vivida hoje, ele seria considerado uma das vítimas do trabalho infantil, pois começou a trabalhar aos 13 anos como aprendiz numa alfaiataria de Barcelona. Aí descobriu que o que mais gostava era a moda para as mulheres. E assim começou uma meteórica carreira que o consagrou como mestre da alta costura internacional.
Com a morte do francês Christian Dior, em 1957, o nome de Pertegaz foi apontado para uma possível sucessão – mas o espanhol recusou o convite. "Durante o período da oferta para a Dior não dormi e relembrei o início da minha carreira. Valorizei o que tinha e recusei", justificou o estilista, que se definiu como um autodidata, em 2004, numa entrevista ao jornal "El País". Para ler mais sobre Manuel Pertegaz, consulte o site oficial: http://www.pertegaz.es.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...